Josquin Des Près (1450 – 1521)

Imagem

Por volta de 1455 Gutemberg imprimia a primeira bíblia.

Em 1501 (sec. XVI), Petrucci criava a primeira imprensa de músca. A partir de então, e graças a esse progresso, as obras musicais iriam circular por toda a Europa. Os músicos podiam assim tomar conhecimento rapidamente das composições existentes e inspirar-se nelas.

Cronologicamente, o primeiro músico da renascença foi, sem dúvida, Josquin Des Près, sendo um dos maiores músicos. Nasceu na Picardia, viveu 40 anos na Itália, indo depois terminar os seus dias no país natal. Suas composições têm um estilo mais solto e livre, mas contribuiu para diversos gêneros, incluindo motetos, missas e chansons francesas e italianas.

Era tão famoso, que recebia encomenda de toda europa. Entre seus clientes mais prestigiosos estavam o papa, Luís XII, Rei da França, os Habsburgo, Margarida da Áustria, família d’Este, em Ferrara, etc… Mas Josquin só compunha quando tinha vontade, apesar de grande quantidade de pedidos que recebia. Seu estímulo musical exige grande invenção melódica e domínio de técnicas como o cânone, bem como uma inclinação pelas canções populares.

Obras mais famosas:

  • MISSA “PANGE LINGUA”

Uma das mais sofisticadas e belas obras do compositor. Seu cantus firmus, cântico no plangente modo frígio – indica que foi escrita para ser executada na festa de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Paritura:

http://javanese.imslp.info/files/imglnks/usimg/5/5c/IMSLP47987-PMLP101664-Das_Chorwerk_001_-_Desprez__Josquin_-_Missa_Pange_Lingua_-_kalmus.pdf

Áudio:

https://www.youtube.com/watch?v=vlB1HR4BgUg

  • STABAT MATER DOLOROSA

A música de Josquin para o poema da Crucificação que descreve Maria chorando ao pé da Cruz é escrito em cinco partes, embora apenas quatro tenham texto. Talvez em homenagem a Binchois, este moteto baseia-se na linha tenor de Comme femme desconforte.

Áudio: https://www.youtube.com/watch?v=3qx_JjPrh5M

  • PETITE CAMUSETTE

Obra vocal recreativa, essa chanson, baseada numa melodia popular, mostra um lado mais leve da personalidade musical de Josquin. Dissimulada na textura da sexta parte, uma técnica mais forma: o engenhoso uso do cânone interpretado pelas partes alto e tenor.

Áudio: https://www.youtube.com/watch?v=jMKgMzcJWQs

 Josquin playlist

https://www.youtube.com/watch?v=jMKgMzcJWQs&list=RDjMKgMzcJWQs

foto (4)

Referências Bibliográficas:

História da Música em quadrinhos. DEYRIES, Bernard. LEMERY, Denys. SADLER, Michael.

Música Clássica. Guia Ilustrado Zahar.

Leave a comment